sábado, 11 de outubro de 2008

Curioso!

Outro dia estava andando em Salvador e me deparei com uma dessas placas. Aliás, encontramos muitas dessas aqui, na Bahia.
Vejo a placa e penso: "Mas que banca? Por que alguém daria uma banca?". É interessante a gente ver como são diferentes as linguagens desse Brasilzão. Nunca que, lá no Sul, a gente ia encontrar uma placa dessas. E com esse significado.
Mas, a partir do momento em que se sabe o que é, não tem como não rir. De onde saiu isso???
Dá-se banca significa reforço escolar. Isso mesmo, caro leitor. A pessoa da casa em questão dá aulas particulares, para alunos com dificuldades em sala de aula. E o mais engraçado é ver uma placa dizendo "Da-se banca de portugueis, matematica e ciencias". É, sem nenhuma acento, e o tão humilhado português, do qual ela 'dá a banca', morre ali mesmo, na entrada. A placa acima, como vocês podem ver, é sem o acento do 'dá'. E bem 'rústica'. Essas placas são sempre assim.
Essa placa é daqui mesmo, de Valença. Assim que eu for pra Salvador, tiro umas fotos de lá. Salvador tem muitas placas interessantes. Com erros mas, principalmente, muito curiosas.

2 comentários:

Lucemary disse...

Gostei muito do texto... principalmente porque ele resume um sentimento que tive assim que cheguei na Bahia, e passava toda semana em frente à uma casa com uma placa dessas... um dia, verbalizei: "que porcaria de banca é essa que dão nesta casa que ninguém quer, afinal?". Nem preciso dizer que o riso foi geral, não é?
E você que veio do "sul" como eu, entende bem a dificuldade.
:)

Maya disse...

heheheheheheheheeh
rs rs rs, muuuuuuitos rs!!!
acredite: pensei a mesma coisa!!!
"mas que poscaria é essa de banca, será que é banco?? hein??"
e o mais engraçado é que depois de um tempo eu estava dando banca também... fala sério!
hehehhe